Recomeçar-Carlos Drummond de Andrade

RECOMEÇAR
Não importa onde você parou…
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e
necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado…
Chorou muito?
foi limpeza da alma…

Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia…

Sentiu-se só por diversas vezes?
é porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido?
era o início da tua melhora…
Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal
Um corte de cabelo arrojado…diferente?
Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a
pintar…desenhar…dominar o computador…
ou qualquer outra coisa…

Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
esperando.

Tá se sentindo sozinho?
besteira…tem tanta gente que você afastou com o
seu “período de isolamento”…
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
para “chegar” perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza…
nem nós mesmos nos suportamos…
ficamos horríveis…
o mal humor vai comendo nosso fígado…
até a boca fica amarga.
Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novos
desafios.
Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira o
melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim
trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…
coisas pequenas teremos…
já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
lutarmos pelo melhor…
o melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental…
joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho
de coisas tristes…
fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de
cinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…
” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
tamanho da minha altura.”

Carlos Drummond de Andrade.

138 respostas em “Recomeçar-Carlos Drummond de Andrade

  1. É REALMENTE INCRÍVEL LER AS MARAVILHAS DE CARLOS DRUMMON,É POSÍVEL VOLTARMOS AO TEMPO,PARARMOS PRA PENSAR E ENXERGAR SUAVEMENTE ONDE ERRAMOS,ONDE COMETEMOS AS COISAS ERRADAS>SEMPRE>VISANDO QUE NUNCA DEVEMOS DESISTIR>MAS SEMPRE>RECOMEÇAR!!!

  2. Realmente, por vezes parecemos parar no tempo, temos um medo absurdo de tentarmos de novo. Isso ocorre pelo fato de termos feridas que parecem nunca se curar, cicatrizes que não podem ser escondidas, mas tudo é possível para àquele que quer com toda a força do coração. Pois o amor nunca é uma segurança. Por isso temos que tentar sempre e recomeçar almejando a felicidade.

  3. BoOm,eh muito importante opinar sobre os mais bem sucedidos escritores.
    Mas confesso,que fora da linguagemm “internauta” foramm alguns erros de português no meu comentário.
    Como o >DRUMMONdetalhe,com um S só!!!
    Peço perdão a todos por estes erros FATAIS…

  4. Essa mensagem é indevidamente atribuida ao Carlos Drumond de Andrade pelo por causa do acréscimo dessa frase:
    “Porque sou do tamanho daquilo que vejo,
    e não do tamanho da minha altura.” que dizem ser do Drummond, o que também não é verdade, pois essa frase faz parte da linda poesia “A minha Aldeia”, de Fernando Pessoa, sob o heterônimo de Alberto Caeiro

    • Esse poema não é de Carlos Drummond…para quem não sabe,Drummond escrevia poesias em tom PESSIMISTA!!!E esse poema é totalmente OTIMISTA.Não nego que ele é muito bonito,mas definitivamente não é de Carlos Drummond de Andrade!

      • Aff.. o povo gosta mesmo de ficar atribuindo mensagens de autoajuda a escritores renomados… ninguém merece!
        Quem conhece minimamente os poemas do CDA jamais imaginaria q esse texto seria dele

  5. Incrivel estava prescisando mesmo ler algo assim que me foratalecesse e para acreditar que minha atitude foi a necessária e certa e assim não desistir do meu propósito afinal e sempre tempo de recomeçar …

  6. é isso ai…… ”Renovar para construir um novo amanhecer”

    Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.
    Machado de Assis

  7. eu também escrevo poesias, e esse mestre da literatura é um dos meus principais motivos e inspirações. vale muito gente, curtir estes lindos textos e poemas de um homem simples e de um intelecto genial. (bob, Hudson)

  8. oi eu tbm escrevo poesias mais nao sei se eu chego aos pes de carlos drummond pois ele foi um grande poeta…mas sei que um dia posso alcançar seus objetivos.

    (irman do saulo)

    • …Esvazie seu coração…fique pronto para a vida…Palavras profundas… que me ajudaram muito… Cada palavra deste grande poeta penetram na alma e faz um bem tão grande… sempre!!!

  9. amo poesias principalmente as de Drummond…
    quando eu li o poema RECOMEÇAR.. me deu uma levesa e percebi que não devemos nos feixar para o passardo e sim viver o presente…
    se fiz algo errado foi pra um dia parender o que é certo…
    nada melhor do RECOMEÇAR …
    me decepcionei numa relação mas desde que li esse poema ..
    renovei..
    pois que vive do passado é o museu..
    quero parabenizar a você Drummond por fazer tantos poemas em que faça renovar pensamentos …
    que nos faça renovar e observa como a vida é bela..
    que devemos aproveitar cada segundo dela…
    parabéns…

  10. amo poesias principalmente as de Drummond…
    quando eu li o poema RECOMEÇAR.. me deu uma levesa e percebi que não devemos nos feixar para o passardo e sim viver o presente…
    se fiz algo errado foi pra um dia aprender o que é certo…
    nada melhor do RECOMEÇAR …
    me decepcionei numa relação mas desde que li esse poema ..
    renovei..
    pois quem vive do passado é o museu..
    quero parabenizar a você Drummond por fazer tantos poemas em que faça renovar pensamentos …
    que nos faça renovar e observar como a vida é bela..
    que devemos aproveitar cada segundo dela…
    parabéns…

  11. Para ser sincera não gosto de poemas mais quando li RECOMEÇAR e AMOR de Carlos Drummond me apaixonei parece que tudo aquilo que ele sentiu ao escreve-los eu senti ao le-los.É um poema simples escrito de uma forma que os leitores entendam não só o poema mas aquilo que o autor quis passar ao escrevê-lo.É uma forma de mostrar para a pessoa que olhar para o passado é sofrer duas vezes.

  12. coisas na vida da gente ocorre muitas vezes por que não pensamos…fazemos por impussos é muitas vezes por esse fato erramos…
    nem sempre recomeçamos…mais sempre aprendemos..oq nos causa vontade de recomeçar….fazer tudo di novo mesmo q pra frente voltaremos a errar…e novamente recomeçamos….

    • Mauricio Stycer – iG, o mundo é de quem faz
      13/02/2009 – 11:16
      O falso poema de Drummond que circula na Internet

      A simples menção no Google a Carlos Drummond de Andrade e “Recomeçar” traz quase 27 mil citações. Há inúmeras versões do poema recitadas em vídeo, no You Tube, e em centenas de sites e blogs. Pesquisando mais, acabei chegando ao site “Meu Anjo”, mantido pelo programador Paulo Roberto Gaefke. Ali, é possível ler que o texto, na verdade, é de autoria do próprio Gaefke. Bem humorado, ele respondeu ao e-mail que enviei, em busca de um esclarecimento: “Drummond deve revirar na tumba ao ver o meu texto com o nome dele”,

  13. Este poema não é do autor Carlos Drummond, e sim de autoria do autor Paulo Roberto Gaefke (site: http://www.meuanjo.com.br).

    Houve uma confusão, pois algum indivíduo acrescentou a frase
    ” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
    tamanho da minha altura”, que também não pertence ao Drummond e sim a Fernando Pessoa.

  14. Qualquer um que já houvesse LIDO qualquer coisa do Drummond saberia que este texto não é nem nunca poderia ter sido dele.
    Drummond é sutil, elegante. Não que o texto seja ruim. Ele é bom. Só que o estilo é bem diverso do estilo do C.D.A.

  15. sou louca por poesinhas principalmente por carlos druomnt de andrade as poesias deles nao tudo de bom e falam com a alma da gente tocando no fundo do coração….
    Adoroo

  16. Já andei pesquisando e cheguei a uma conclusão de que este Poema é o do autor, Paulo Roberto Gaefke! Não de Drumond…
    Seja de quem for é lindo, emocionante disso ninguém duvida.
    Afinal, recomeçar é sempre muito bom!
    Outrossim, respeito os comentários contrário, ok? 🙂

  17. Pessoas que entram nas armadilhas da internet e se deslumbram com coisas que nem sabem de onde vem.
    Leiam os comentários para não passar vergonha esse poema não é do poeta Carlos Drummond de Andrade, é de Paulo Gafke um ótimo escritor por sinal.

  18. Sinto dizer , mas realmente pouca gente ja seu sobre a pessoa Carlos Drummond de Andrade. Esse texto jamais poderia ser dele. Ele não é da parte de auto-ajuda gente. Também tem essa do computador e do cinema né. Adimiro muito o autor Paulo Roberto Gaefke, o texto está de parabéns!

  19. amo esse poema
    ele me ajuda muito em momentos de solidão,tristeza….
    eu ñ gostava muito de poesias mas quando eu começei a ler os poemas de Carlos Drummond começei amar

  20. Simplesmente divino,eu aqui lendo esse poema me emocionei
    pois estou precisando mesmo de recomeçar ..isso foi uma mensagem e tanto pra mim .
    parabéns linda postagem!

  21. Essa poesia e tdo minha historia, a vida nao e nada facil pra mim, mais quando li esse poema disse: essa e a historia da minha vida, assim cmo deve ser a estoria de muitas pessoas. A poesia nao toca so a mente, mais a alma.

  22. sozinha e sem esperanças… esse texto me fez refletir e ver que realmente posso e tenho ferramentas dadas por DEUS para recomeçar…obrigada!!!

  23. Esse texto me ajudou muito porq serviu tanto pra mim quanto vai servir pra minha mae .
    Tomara q de serto vou ler pra ela amanha !!!
    ela esta com depressao qm sabe isso anima ela e faz ela erguer a cabeça e dizer vou “RECOMEÇAR”.
    muito obrigado !!!!

  24. Perfeito! Quando li, percebi que algo estava tentando me falar e através dessa poesia, pude realmente acreditar que podemos e devemos amar de novo, nos dar uma nova chance… eu estou recomeçando de novo…

  25. hoje mais do que numca em minha vida sinto vontade de recomeçar de nascer novamente para a vida de trilhar caminhos antes deixados pela metade redescobrir prazeres negados por simples egoismo, quero o minimo para explorar o maximo de minha felicidade quero amar e ser amado, quero sofrer pra aprender, quero sorrir e fazer sorrir.

  26. Ameiiii….
    Lindo este e varios outros poemas de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE….
    Esses poemas me fizeram repensar sobre a vida!!!!
    CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE continue assim….
    E conquistará o mundo….
    Parabéns ….

    • Gaby, é melhor vc largar um pouco o computador ou então aproveitá-lo para estudar um pouco de literatura brasileira.. primeiro q o poema não é dele e segundo q ra ele “continuar” assim, teria que reencarnar e terceiro pq ele JÁ conquistou o mundo literário há muito tempo!!!

  27. Cara,tava fazendo só uma busca para atualizar meu Orkut e acabo encontrando este poema do meu poeta preferido….Esta alma imortal da literatura brasileira!

  28. Olá,

    permite uma correção?

    “Este poema, pertence a Paulo Roberto Gaefke no seu livro: Decidi Ser Feliz, EXECEPTO a última frase: Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura… que é do grande poeta FERNANDO PESSOA, que escreveu sob o heterônimo de Alberto Caeiro, no livro, O Guardador de Rebanhos, no poema: A minha Aldeia.”
    Verifique em:
    http://www.meuanjo.com.br/?p=765

  29. meu deus….o tombo q levei[ da vida] a pessoa q perdi…q deus a tenha a famili q fracionou.. li chorando pois serviu p um recomeço p minha vida.agora e arregaçar as mangas e …..recomeçar……..!

  30. hoje mais do que numca em minha vida sinto vontade de recomeçar de nascer novamente para a vida de trilhar caminhos antes deixados pela metade redescobrir prazeres negados por simples egoismo, quero o minimo para explorar o maximo de minha felicidade quero amar e ser amado, quero sofrer pra aprender, quero sorrir e fazer sorrir.

  31. hoje mais do que numca em minha vida sinto vontade de recomeçar de nascer novamente para a vida de trilhar caminhos antes deixados pela metade redescobrir prazeres negados por simples egoismo e tambem pelo fato de talvez nao saber exatamente se era aquilo que eu queria pra mim, quero amar e ser amado, quero sofrer pra aprender, quero sorrir e fazer sorrir.

  32. O poema realmente não é do Carlos Drummond, mas é muito bom e inspirador. Valeu muito pelo postagem, só acho interessante realmente corrigir o erro da autoria.

  33. Esse poema nos mostra que sempre eh possível e necessário recomeçar. Que na vida sempre há um novo começo… Quando um sonho foi frustrado e chegamos a achar que é o fim. É o momento de recomeçar…

  34. “Seria bom se nos revisitássemos mais vezes e saber das nossas necessidades internas, porque as externas o mundo já nos impõe diariamente”

  35. Recomeçar-Carlos Drummond de Andrade

    Posted on novembro 1, 2007

    RECOMEÇAR
    Não importa onde você parou…
    em que momento da vida você cansou…
    o que importa é que sempre é possível e
    necessário “Recomeçar”.

    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
    é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
    acreditar em você de novo.
    Sofreu muito nesse período?
    foi aprendizado…
    Chorou muito?
    foi limpeza da alma…

    Ficou com raiva das pessoas?
    foi para perdoá-las um dia…

    Sentiu-se só por diversas vezes?
    é porque fechaste a porta até para os anjos…
    Acreditou que tudo estava perdido?
    era o início da tua melhora…
    Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…
    de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
    Que tal
    Um corte de cabelo arrojado…diferente?
    Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a
    pintar…desenhar…dominar o computador…
    ou qualquer outra coisa…

    Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te
    esperando.

    Tá se sentindo sozinho?
    besteira…tem tanta gente que você afastou com o
    seu “período de isolamento”…
    tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu
    para “chegar” perto de você.

    Quando nos trancamos na tristeza…
    nem nós mesmos nos suportamos…
    ficamos horríveis…
    o mal humor vai comendo nosso fígado…
    até a boca fica amarga.
    Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novos
    desafios.
    Onde você quer chegar? ir alto…sonhe alto… queira o
    melhor do melhor… queira coisas boas para a vida… pensando assim
    trazemos prá nós aquilo que desejamos… se pensamos pequeno…
    coisas pequenas teremos…
    já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente
    lutarmos pelo melhor…
    o melhor vai se instalar na nossa vida.
    E é hoje o dia da faxina mental…
    joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho
    de coisas tristes…
    fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de
    cinema, bilhetes de viagens… e toda aquela tranqueira que guardamos
    quando nos julgamos apaixonados… jogue tudo fora… mas principalmente… esvazie seu coração… fique pronto para a vida… para um novo amor… Lembre-se somos apaixonáveis… somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes… afinal de contas… Nós somos o “Amor”…
    ” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do
    tamanho da minha altura.”

    Carlos Drummond de Andrade.

  36. Pingback: NÃO IMPORTA ONDE VC PAROU…ONDE CANSOU… « Acima dos 40

  37. Esse poema é a espiraçao d pessoas q pensa em desistir, lembre-se q Deus é o recomeço d uma nova historia de vida uma esperança p um mundo melhor, Lindo poema.

  38. muito lindo mesmo,ja hvia lido ha um tempo atrás,e sempre vi como de autoria do carlos drumond deandrade,nao lembro a primeiraa vez que li mas, faz tempo…vejo que o autor é outro rsrsrrs,bom que fica esclarecido,gosto de postar poesias em meu face,assim nao cometo essa gafe

  39. estava precisando disto, de uma pessoa, de uma amiga (amigo), que me disse algo muito bom,coisa que nunca esperava vir desta amiga, adorei, curti, e vou caprichar nisto, faz tempo que não ouço algo assim, não esperava tanto, ou de alguém que nunca imaginava ser tão bem para mim, torço e oro por esta pessoa, amei esta noite de fim de um sábado que nunca imaginava ser tão importante para mim, acredito que cumprirei, o RECOMEÇAR para mim será e é o que estava precisando, ADMITIR, ACREDITAR E DECIDIR, amei, boa noite

    Assis

    • nossa me emoncionei em ler oq vc escreveu aki,muito lindo,nao te conheço nem sei quem é essa pessoa mas preserve deve ser muito especial mesmo.ha algum tempo atrás alguem que eu nao me lembro mais pq eu nem o conhecia ,me passou essa mensagem é muito linda mesmo apesar de que na mensagen que me entregou a pessoa acrescentou algumas coisas mais e ficou muito linda ,e eu chorava muito a cada vez que lia ,faz um tempinho que vi que ahvia esse seu comentário que recebi em meu e-mail,mas só agora tive tempo de verdade de ver,bjus desejo ati tudo de bom

Deixe um comentário